sexta-feira, 20 de junho de 2008

(Re) Descobrindo Gravataí - Igreja Matriz

Então... depois de longos 4 meses, eis que me ponho diante do meu velho amigo para contar um pouco mais á respeito da cidade que tanto amo...
Neste pequeno tempo de reclusão, pude colocar em dia minha vida...Pude fazer um pequeno balanço e redirecionar o foco dos meus objetivos. Na verdade, eu acredito que todos devem, em algum momento da sua vida, se dar um tempo, não acham?
Bom, mas fiquei longe somente do blog, do contrário, sigo trabalhando pra caramba, estudando, estudando e estudando...
Aliás, compartilho com vocês a minha mais nova conquista: sou o mais novo graduando no curso de História!!!
Um curso que vem muito de encontro com a minha profissão e que só irá agregar mais conhecimento na vida deste Guia de Turismo completamente apaixonado pelo que faz...
Bom, mas chega de papo, vamos ao que interessa...
Prometo ser mais assíduo desta vez...
Abraços e boa leitura!

Igreja Nossa Senhora dos Anjos



Os ofícios religiosos na antiga Aldeia dos Anjos, durante seus primeiros tempos, eram realizados na Capela de Viamão, uma vez que na referida aldeia não havia templo. Em 1760, foi construída uma capelinha de pau á pique. Em 1772, começaram os primeiros contatos para a construção da nova capela, ainda de taipa (barro socado e taquara). Somente em 1774 teve início a sua construção, sendo concluído o altar e instalado o cemitério ao lado, já no local onde se encontra o templo atual. Em 1777, o cemitério foi transferido para a rua Nestor de Moura Jardim, 750, onde se encontra até hoje.


Segundo o registro no livro primeiro de batizados, o primeiro sacramento aconteceu em 1775, quando o Frei Rafael da Purificação abençoou uma menina indígena, chamada Joanna Jadaiva Caguim, vinda de São Lourenço.
O prédio da Matriz foi construído em estilo barroco português, concluído em 1888, com os primeiros sinos vindos das Missões Jesuíticas numa longa viagem vinda de carreta. Na frente da Igreja eram realizadas as Festas do Divino Espírito Santo, de origem açoriana.
O prédio da antiga casa paroquial, ao lado da Igreja, foi erguido em 1917. Este prédio evidencia traços arquitetônicos de vários estilos: colonial português, neoclássico e alemão. Esta antiga construção já serviu também como capela, guarda nos fundos do terreno resquícios do antigo cemitério, tornando-se importante sítio histórico-arqueológico.
Hoje abriga a creche municipal “Lar da Luluzinha”.



A rua em frente á Igreja homenageia o Cônego Pedro Wagner, que iniciou seu mandato em 1913 e dedicou 50 anos de sua existência á vida paroquial de Gravataí.

Nenhum comentário: