sexta-feira, 20 de junho de 2008

(Re) Descobrindo Gravataí - Fonte do Forno

Gravataí, a cidade das Bromélias, tem muitos lugares inusitados, digamos assim... Tem cada cantinho...E cada cantinho tem sua história.
O objetivo deste blog, como já disse em outras oportunidades, além de relatar fatos curiosos acontecidos comigo e com algumas pessoas do meu círculo de amizades (nossa, me puxei, heheheh!) é de também apresentar um pouco da minha cidade e do que ela tem á oferecer, do ponto de vista turístico.
Portanto, conheçam a Fonte do Forno!

Fonte do Forno

A primeira referência á respeito da edificação da fonte data de 1861, por ordem do Coronel Fonseca, o então intendente de Gravataí, quando a Câmara dos Vereadores de Porto Alegre fez orçamento para duas edificações deste tipo na Aldeia. De grande valia para a população, durante muito tempo foi a única fonte de abastecimento de água da cidade. Em 1868, após inúmeras dificuldades, foi construída a abóbada da fonte, feita de cal, areia e tijolos. A referência ao forno, se deve justamente ao formato da abóbada que a cobre, que antigamente era fechada com uma cancela de ferro para proteger suas águas cristalinas dos animais da redondeza.
O autor da fonte é conhecido como Mestre Augusto.



p.s - é uma pena que o descaso público para com este importante monumento do Município, o tenha tornado um pequeno depósito de lixo. Tudo bem que, volta e meia a empresa responsável pela limpeza da cidade comparece, mas...

2 comentários:

Anônimo disse...

Opa!!

Não sabia que Gravataí também tinha uma "fonte da carioca"!! Muito bom! Parabéns pelo blog! Estamos sempre aprendendo!
Abraço!

Cultura Subjetiva disse...

Esse lugar é incrivel. Eu costumava ir enquanto era ''deposito de lixo'' ainda, agora mudou bastante. Não sei se é por causa das lembranças, mas eu gostava mais quando esse lugar estava atirado ao destino, parecia tão natural. Agora que a prefeitura foi lá e interferiu, parece que ficou, de certo modo, artificial, mas mesmo assim esse lugar continua sendo muito especial pra mim.