segunda-feira, 14 de julho de 2008

(Re) Descobrindo Gravataí - Museu Municipal Agostinho Martha

Dando continuidade á série "(Re) Descobrindo Gravataí", hoje eu apresento o Museu Municipal Agostinho Martha...

Abraços,

O Museu Municipal Agostinho Martha foi criado pela Lei Complementar Municipal nº. 1217 de 30 de julho de 1974, durante a administração do Prefeito Dorival Cândido Luz de Oliveira, acolhendo o projeto do então vereador Danilo Pellizzoni, sendo aprovado pela Câmara Municipal.
Primeiramente foi implantado e organizado pelo pesquisador gravataiense Jorge Rosa, na gestão do Prefeito Ely Corrêa, através do Decreto Municipal nº.1167 de 10 de julho de 1981. Este mesmo decreto também designou o nome de Agostinho Martha, em homenagem á um conhecido professor, historiador e pesquisador também gravataiense.
Bom, o Museu foi inaugurado extra oficialmente na rua Dr. Luis Bastos do Prado e, posteriormente, foi adquirido pelo Município um sobrado em estilo colonial português, construído por volta de 1870 que, segundo consta, teria sido uma residência particular e, posteriormente, a antiga sede de uma atafona (onde era produzida e vendida a farinha, parte da economia do município durante o período colonial). Á partir de 1985, serviu de sede para a memória do município,mas, devido a um incêndio ocorrido em 1997, teve parte de sua estrutura destruída pelas chamas, tendo que deixar as instalações.
O acervo conta a história colonial do Vale do Gravataí, destacando-se a moenda da cana, o tear manual, bem como todo o complexo artesanal da tecelagem, móveis da região dos Açores, em Portugal, e o arquivo histórico municipal.

O Museu foi reaberto em Julho de 2009!
Segundo a Coordenadora do Arquivo Histórico do Museu, Maria Inês, "hoje está sendo desenvolvido um projeto chamado de Circuito Cultural, onde realizamos um passeio pelos pontos históricos de Gravataí, contando como chegaram os Açorianos na cidade, em 1772, e os alemães, em 1824. Os visitantes são convidados a conhecer os prédios mais antigos da cidade, bem como a sua representação para a história e economia do Municipio". Inês ressalta ainda que está sendo organizado o Arquivo histórico e que eles estão recebendo muitos estudantes e universitários que vem até o Museu em busca de informações sobre o municipio.
Vale lembrar que o Museu voltou a seu prédio na rua Nossa Senhora dos Anjos, 547, atrás do colégio Dom Feliciano
O horário de funcionamento é de terça a sexta feira das 9h as 17h e sábados das 9h as 13h, sem fechar ao meio dia, sem taxa de ingresso. .

Qualquer dúvida, entrar em contato pelo fone 3484.2733 até as 18h.



Nenhum comentário: