quinta-feira, 29 de novembro de 2007

(Re) Descobrindo Gravataí - Cidade das Bromélias

Como disse na abertura deste blog, trabalho como Guia de Turismo e, como não poderia deixar de ser, através deste veículo vou escrever também á respeito de alguns lugares por onde já passei.
Não poderia abrir este capítulo sem escrever sobre a minha cidade: Gravataí - a cidade das bromélias!
Reproduzo abaixo um texto publicado originalmente em um jornal de bairro aqui da cidade, que infelizmente não existe mais. Com vocês, Gravataí!

Gravataí é, sem dúvida uma cidade fascinante, encantadora...Uma cidade que nos apresenta a cada dia uma paisagem diferente: seja através do seu ar bucólico (já que a cidade é uma anciã dentre os municípios da região, onde a maioria dos moradores ainda se conhecem pelo nome), ou através de seu constante crescimento, que a colocam entre os municípios que mais crescem no Brasil.
Oficialmente, Gravataí foi fundada no dia 08 de abril de 1763, quando índios da região dos Sete Povos das Missões, comandadas pelo Capitão Antônio Pinto Carneiro, chegaram ao local, estabelecendo a Aldeia Nossa Senhora dos Anjos, porém, em 1762, a Aldeia propriamente dita já existia de fato, ou seja, antes mesmo da sua fundação oficial.
A localidade em questão pertenceu primeiramente a Viamão e depois passou a fazer parte da Freguesia de Porto Alegre. Em junho de 1880, emancipou-se de Porto Alegre, passando a categoria de Vila Nossa Senhora dos Anjos de Gravataí, posteriormente, Gravataí como a conhecemos.
Nascida ás margens de um rio, a cidade tem a origem de seu nome numa espécie de bromélia pontiaguda e rígida, conhecida como Gravatá. Na linguagem tupi-guarani, Gravatahy significa “Rio dos Gravatás“.















Combinando crescimento e ampliação da qualidade de vida, ela cresce tanto no ramo do comércio quanto na área industrial. Na área comercial e de prestação de serviços, por exemplo, são mais de 12 mil estabelecimentos cadastrados e no ramo da indústria, cada vez mais as empresas estão optando pela mão-de-obra qualificada da população gravataiense. Não é á toa que a cidade sedia o maior complexo industrial do Estado: a planta da General Motors.
Valorizando suas origens e resgatando a sua história, desde 2004 realiza-se na cidade a “Festa das Bromélias”, um evento que busca o reconhecimento e o incentivo no cultivo da flor símbolo do município. Há 13 anos, a cidade sedia o “Rodeio Internacional do Mercosul”, um evento que reúne tradicionalistas de todo o Brasil e de países como Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai. A feira do livro chegou á sua 23ª edição, reunindo autores locais e presenças nacionais.
Duas grandes redes de supermercados recentemente se instalaram aqui, gerando diversos empregos e grandes oportunidades de negócios: Wall Mart, responsável pelo Big e a rede Carrefour.
Além de tudo isso, Gravataí também vem crescendo no ramo turístico e é exatamente isso que venho fazer através deste espaço: levar ao conhecimento de todos um pouco mais a respeito da nossa própria história, um verdadeiro (re) descobrimento das nossas origens, da nossa cultura...Conhecer (ou re-conhecer!) pontos turísticos do nosso município. Pontos que contam a história de Gravataí e a importância destes pontos nos dias atuais.
Então, embarquem comigo nesta viagem!

Nenhum comentário: