terça-feira, 1 de setembro de 2015

O ser humano não é uma ilha...


Já me peguei diversas vezes pensando sobre isso e no quão as pessoas estão se tornando egoístas e egocêntricas demais... Tudo o que importa é como Eu penso... como Eu vejo as coisas... Tem que ser tudo como Eu quero... do Meu jeito...

A maioria das pessoas esquece de olhar para o lado, de ver seu semelhante, de tentar entender os problemas da outra pessoa... Quase ninguém mais se preocupa com os demais... Estão preocupados somente com seu bem-estar e o resto que se dane...

Triste tudo isso...

Tudo bem, até entendo que muitas coisas mudaram, os tempos enrijeceram as emoções humanas e a falta de respeito é item constante nas relações. Os valores foram perdidos, as diferenças não são suportadas ou respeitadas e a intolerância vê-se por todos os lados: na família, escola, empresa, ruas, trânsito, hospitais, enfim, a cada passo que o ser humano dá depara-se com a diminuição do amor, do respeito, da paz.

Ser humano é mais do que pensar, raciocinar; ser humano é ser um ser que sabe controlar suas emoções e reações, ouvir antes de falar, dar valor ao que realmente vale a pena e acima de tudo amar-se, pois quando se ama, sabe-se dar o devido valor ao próximo, pois sempre seremos o próximo de alguém e assim por diante...

Causa-me tristeza ver relações se perdendo a cada dia por puro egoísmo e egocentrismo... Quando as pessoas irão cair em si e entender que precisam uma das outras para que a vida tenha de fato sentido?

Certa vez, um colunista chamado José Milton Cerqueira escreveu: “O ser humano é social (precisa da sociedade para se tornar homem). Isso não significa que precisamos uns dos outros apenas no senso comum, que gostamos de companhia, que nos acasalamos ou que nos sentimos bem na companhia de outros. A profundidade desta afirmação reside no fato de que não existe ser humano sem interação social”.

Tenho que concordar com ele...

Não há ser humano sem a interação social...Ninguém consegue viver como uma ilha...
Mas, a sensação que tenho, por conta de sei lá, essa vida louca que levamos e a descrença cada vez maior nas pessoas e nas relações, é de que isso só se agravará e que inevitavelmente, estamos caminhando para algo sem volta...aparentemente.

Chorar, brincar, trabalhar,
Sentir, raciocinar, usar a inteligência...
Analisar, rever, questionar, criar
Sofrer, morrer, doer....
Sorrir, amar, viver...

O ser humano é uma mistura de sentimentos e emoções... E não se vive isso sozinho...Nunca...

É preciso fazer valer a pena... Deixar esse sentimento medíocre e pequeno de sentir único, dono do mundo, soberano...Não, pessoas precisam de pessoas...
A receita é essa: abra mão de seu egocentrismo e compartilhe...busque o seu eu na outra pessoa...Aprenda a viver em sociedade no sentido literal da palavra..

Do contrário, a humanidade está condenada a viver das lembranças do que um dia foi um abraço sincero, as risadas compartilhadas, as lágrimas sentidas com fraternidade e sinceridade..

Nenhum comentário: