sábado, 17 de abril de 2010

Voltando em grande estilo...

Então, demorei algum tempo, mas estou de volta...
Bah, não poderia voltar a escrever neste blog sem contar do grande show que assisti na última quinta-feira, 15/04: Maria Gadú.
Que show...Que voz...Que presença de palco, carisma, talento, etc...
Estava muito, mas muito afim de assistir este show e, graças á um grande amigo, a noite de quinta-feira foi muito especial...Antes, durante e depois do show...
Maria Gadú tocou por quase 2h no palco do Opinião, que estava lotado pra ver este verdadeiro fenômeno da música popular brasileira!
Sim, fenômeno!!!
A paulistana Maria Gadú, nascida em 1986, começou sua carreira musical ainda pequena. Aos 7 anos de idade, já gravava músicas em fitas cassetes. Fez poucos meses de aulas de violão, longe do suficiente para ler partituras, mas o possível para compor através da prática. Aos 13 anos já fazia shows em bares e festas de família em sua cidade de São Paulo. Mudou-se para o Rio de Janeiro no início de 2008, quando começou a tocar em bares da Barra da Tijuca e da Zona Sul. Foi aí que a sua carreira passou a ter ascensão ao despertar atenção de famosos ligados ao meio musical, como Caetano Veloso, Milton Nascimento, João Donato, e tantos outros.
Maria Gadú ganhou destaque ao interpretar "Ne me quitte pas", de Jacques Brel, para o diretor Jayme Monjardim, que estava em fase de pré-produção da minissérie Maysa - Quando Fala o Coração. Maysa Matarazzo, cantora e mãe do diretor, fez muito sucesso nas décadas de 1950 e 60 cantando, dentre outras, esta canção. A versão de Gadú, logo, foi incluída na trilha sonora da minissérie que estreiou em janeiro 2009, na qual Gadú fez uma participação especial como atriz.
No início de 2009, Maria Gadú preparava seu primeiro álbum, além disso, iniciou uma temporada de shows no Cinemathèque, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. Após o lançamento do álbum em meados de 2009, a cantora, rapidamente, foi ganhando espaço na mídia brasileira.
Não é preciso dizer que o Opinião veio literalmente abaixo quando ela tocou a canção "Shimbalaiê", que aliás, foi a sua primeira composição aos 10 anos de idade, e que acabou incluída na trilha sonora da novela Viver a Vida.
O ano de 2010 promete para Maria Gadú: no dia 21/02/2010, ela ganhou disco de ouro pela venda de seu CD.

Sinceramente? Poucas vezes assisti um show tão bacana, leve e ao mesmo tempo forte...

Como diria D2: Salve os arquitetos da música popular brasileira...

...Salve Maria Gadú!!!





Fonte consultada: http://www.mariagadu.com.br/

Nenhum comentário: