terça-feira, 10 de novembro de 2009

A Queda do Muro de Berlim

Diogo Schelp, Jornalista e repórter da Revista Veja, começa sua matéria que celebra os 20 anos da queda do muro de Berlim dizendo:
"Há vinte anos, os alemães-orientais derrubaram o Muro de Berlim, libertando-se de quatro décadas de totalitarismo e enterrando para sempre a experiência comunista. Os efeitos do regime falido são sentidos até hoje na antiga Alemanha Oriental, mas prevê-se que em dez anos não haverá diferenças no país reunificado".
Será mesmo? Vejamos:
Quando a Segunda Guerra Mundial terminou, a capital alemã, Berlim, foi dividida em quatro áreas: Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e União Soviética passaram a comandar e administrar cada uma destas regiões.
Em 1949, os países capitalistas (Estados Unidos, França e Grã-Bretanha) fizeram um acordo para integrar suas áreas à República Federal da Alemanha (Alemanha Oriental). O setor soviético, Berlim Oriental, passou a ser integrado a República Democrática da Alemanha (Alemanha Ocidental), seguindo o sistema socialista, pró-soviético.
Até o ano de 1961, os cidadãos berlinenses podiam passar livremente de um lado para o outro da cidade. Porém, em agosto de 1961, com o acirramento da Guerra Fria e com a grande migração de berlinenses do lado oriental para o ocidental, o governo da Alemanha Oriental resolveu construir um muro dividindo os dois setores. Decretou também leis proibindo a passagem das pessoas para o setor ocidental da cidade.
O muro, que começou a ser construído em 13 de agosto de 1961, não respeitou casas, prédios ou ruas. Policiais e soldados da Alemanha Oriental impediam e até mesmo matavam quem tentasse ultrapassar o muro. Muitas famílias foram separadas da noite para o dia. O muro chegou a ser reforçado por quatro vezes. Possuía cercas elétricas e valas para dificultar a passagem. Havia cerca de 300 torres de vigilância com soldados preparados para atirar.

Finalmente, em 9 de novembro de 1989, com a crise do sistema socialista no leste da Europa e o fim deste sistema na Alemanha Oriental, ocorreu a queda do muro. Cidadãos da Alemanha foram para as ruas comemorar o momento histórico e ajudaram a derrubar o muro. O ato simbólico representou também o fim da Guerra Fria e o primeiro passo na reintegração da Alemanha.
Cada vez que se fala na queda do Muro de Berlim, inevitavelmente eu associo este fato histórico á uma música do Pink Floyd: Another Brick in the Wall, um dos melhores álbuns da banda inglesa de todos os tempos, que aliás, inspirou o clássico filme The Wall, em 1982.
Bom, muro derrubado, o mundo celebra sem esquecer dos horrores vividos na Alemanha...Com o muro, com o Nazismo de Hittler e outras formas ainda desconhecidas... Ou momentaneamente esquecidas...
Salve a liberdade!!!

Um comentário:

Unknown disse...

Meu, é real que ele foi construído em apenas UMA MADRUGADA?????

Eu julgo ser praticamente impossível :O.