quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

(Re) Descobrindo Gravataí - Prefeitura Municipal e CAERGS

Uma das grandes construções em destaque no centro de Gravataí é, sem dúvida, o prédio da Prefeitura Municipal. Construído em estilo eclético, guarda características do neoclássico e do moderno, embora o seu interior já tenha perdido praticamente todos os elementos do período colonial. O prédio foi adquirido em 1894 para a instalação da Intendência Municipal (Intendência, do espanhol, Prefeitura). A curiosidade é que, desde 1880, mesmo antes da sua construção, 32 homens já estiveram á frente da Administração Pública Municipal, entretanto, somente em 1952 o povo pôde escolher o Prefeito através do voto direto, elegendo o então comerciante José Linck para comandar a cidade. O prédio da Prefeitura foi reformado em 1996, readquirindo as características originais da fachada. A história nos diz que, anteriormente, funcionava uma residência no andar superior e no térreo, uma casa comercial com entrada independente.
Atualmente é administrada pelo prefeito Sérgio Stasinski.


Ainda sobre Gravataí...

No dia 07 de dezembro foi finalmente inaugurada a CAERGS - Casa dos Açores do Rio Grande do Sul.
Também conhecido como “Solar das Magnólias”( devido á arvore que fica ao lado da casa), o Casarão dos Fonseca, que abriga a nova sede da Caergs, foi construído em 1887, por Manoel Rodrigues Fonseca, filho de açorianos da família Fonseca, e há 130 anos faz parte da história da nossa cidade.
O sobrado possuí características da arquitetura colonial portuguesa, trazida pelos colonos açorianos com destaque para o telhado, feito de telha canoa com beiradas e as janelas em estilo guilhotina.
Lembra - e muito - o Museu Joaquim José Felizardo, conhecido como Museu de Porto Alegre, situado na Rua João Alfredo - Cidade Baixa.
Várias personalidades estiveram presentes no evento, incluindo os diretores das 11 casas que existem no mundo. Interessante que, quatro destas casas açorianas estão no Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Além de divulgar a cultura açoriana, a Caergs visa apoiar iniciativas para o desenvolvimento social, econômico e cultural das comunidades.
Falando nisso, a noite do dia 18/12 marcou o início das atividades culturais do novo espaço. Foi aberta oficialmente a 1ª exposição da casa:
“Caminhos”, do nosso artista plástico e aldeão Waldemar Max.
A exposição fica até o dia 05/01/2008, e a visitação pode ser conferida diariamente em horário comercial.
A Caergs fica na Rua Adolfo Inácio Barcelos, esquina com a Bernardino Fonseca, no centro de Gravataí.


2 comentários:

Anônimo disse...

Valeu a força Peterson!
A exposição tá rolando e a visitação está boa, a CAERGS fez até um plantão no feriadão.

FELIZ 2008!!

Angélica disse...

E a CAERGS só esta ai pq o meu pai Edilio Fonseca junto com o pessoal da FUNDARC não deixou que o casarão fosse destruido! Isso ninguém comenta!