segunda-feira, 18 de maio de 2009

Vó Josina - 95 anos!!!


No dia 26 de Abril, minha avó comemorou seus 95 anos em grande estilo.
A festa aconteceu na chácara do meu padrinho, Élio Gomes, e praticamente toda família estava reunida.
Foi uma festa muito, mas muito bacana e vários foram os momentos que emocionaram á todos que lá estiveram, mas, o momento mais emocionante foi sem dúvida, quando o carro de som chegou e de dentro dele saiu um “anjo” que, indo em direção á minha avó, jogava pétalas de rosas pelo caminho...Não teve quem não se emocionou... E nem preciso dizer, mas minha avó se banhava em lágrimas!
Para entender um pouco da história desta guerreira, é interessante saber o que estava acontecendo no Brasil e no mundo enquanto nascia esta mulher que aos 95 anos dá um show de vitalidade e sabedoria.
Transcrevo á seguir a introdução do livro “Memórias” que minha avó escreveu em 2006:
“ No Brasil, ocorre um violento conflito social no Contestado, região oeste de Santa Catarina e Paraná, disputada pelos dois Estados. Em 1912, um grande contingente de famílias pobres procuram terra e trabalho na região. São desempregados da estrada de ferro recém construída (ligando São Paulo ao Rio Grande do Sul) ou gente expulsa das terras á beira da ferrovia, concedidas pelo governo a companhias colonizadoras e madeireiras. Nesse ano aparece por lá o monge José Maria, pregador e curandeiro que atrai camponeses para Taquaruçu. Expulsos de lá, eles se instalam na Vila do Irani, no centro da região do Contestado. Em novos combates, o monge morre e surge a crença de seu retorno. Em 1915, os líderes desta Irmandade político-religiosa lançam manifesto monarquista e anunciam a Guerra Santa contra os coronéis, as companhias de terras e o governo. Em 1916, a luta que envolve 20 mil rebelados termina com a intervenção do exército, que deixa 3 mil mortos. Os governos do Paraná e de Santa Catarina assinam acordos de limites e a disputa territorial se encerra.
No mundo, o choque de interesses imperialistas das nações européias, aliados a anseios nacionalistas, provoca a 1ª Guerra Mundial. O conflito opõe a tríplice aliança (Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália) e a tríplice entente (França, Reino Unido e Rússia), vencedora da guerra. O estopim do confronto é uma disputa entre o Império Austro-Húngaro e a Sérvia (aliada dos Russos) na Península Balcânica. Mais de 8 milhões de soldados e 6,5 milhões de civis morrem no conflito.”
Portanto, enquanto tudo isso acontecia, eis que minha avó, Josina Maria Lapa Pacheco, vem ao mundo, cresce, prospera, frutifica e permanece até hoje, cheia de vida, de sabedoria e muitos, muitos ensinamentos...
É isso ae minha avó e já estamos preparando os 96 anos!!!

Nenhum comentário: